sábado, 7 de maio de 2016

Mensagem Para Pessoas Com Depressão - Força Interior


Mensagem Para Pessoas Com Depressão
Fortalecer a Força Interior
Mensagem Para Pessoas Com Depressão Fortalecer a Força Interior


Na semana passada falei um pouco do que penso e sinto sobre a importância de nos deixarmos conduzir pela vida, mas também do quanto precisamos nós mesmos conduzir nossas vidas.

Hoje quero falar de algo em que acredito muito, da força interior que existe em  cada um de nós.
Mensagem Para Pessoas Com Depressão Fortalecer a Força Interior

Muitas vezes sinto que minha vida se esgotou... que não tenho mais tanta força pra continuar... que não vou conseguir ir em frente... 

Penso em morte, em acidentes, em coisas tristes, em tantas coisas ruins que minha mente realmente se cansa e com esse cansaço meu ânimo diminui. Por vezes, desistir não é apenas uma ideia que passa pela minha cabeça, mas uma necessidade que meu corpo e minha alma reivindicam.

Porém, mais do que tristeza, desânimo, ideias destrutivas e sentimentos ruins resta sempre uma pontinha de desejo de mudar esta situação. Na maioria das vezes este desejo é tão pequeno que mal o percebemos diante das dores emocionais que sentimos. Mas, ele está lá! Eu sinto que está dentro de mim e creio que deve estar dentro de você também. No instante em que percebemos este desejo precisamos senti-lo intensamente dentro de nós! Pois é ele que nos traz força!

É o desejo de mudar o que sentimos e o modo como sentimos e sofremos que pode realmente nos tirar da depressão. Devemos observar com muita atenção em que momento este simples desejo de mudar nossa situação atual se mostra mais claramente. E então precisamos sentir profundamente este desejo por mais tempo do que um só instante. Precisamos fortalecer este desejo! Precisamos acreditar que podemos mudar!

Acho que o mais importante para combater a depressão, mais até que o amor, é a confiança em nós mesmos. 

Mensagem Para Pessoas Com Depressão Fortalecer a Força Interior


Os medicamentos, as psicoterapias, as demonstrações de afeto e amor da nossa família e amigos são como muletas que nos apoiam, mas não nos sustentarão para sempre!

Talvez haja um momento em que, como num piscar de olhos, nos daremos conta de que precisamos resgatar nossa força interior, que se mostra timidamente como um simples e pequeno desejo de mudança. Acredito que este desejo de mudar é um resquício do que fomos antes da depressão. Uma lembrança e uma saudade do fazíamos antes e não conseguimos mais fazer, agora por causa da depressão.

Todos queremos independência e autonomia. Com a depressão não temos nada disso. Somos escravos e subordinados de uma doença! Uma doença que nos massacra no mais íntimo do nosso ser, no desejo de viver!

Mensagem Para Pessoas Com Depressão Fortalecer a Força Interior


Mas, apesar disso ainda teimo em não aceitar esta doença  como a única condição para o meu modo de viver. Sinto necessidade de lutar, mesmo sem forças! Sinto necessidade de amar, embora me mostre insensível, muitas vezes! Sinto necessidade de mudar essa condição de sofrimento incessante. Sinto que a vida me conduz, como se quisesse me dizer que ainda é possível mudar esta situação. 

Mensagem Para Pessoas Com Depressão Fortalecer a Força Interior


E no momento em que a vida me mostra, mesmo que seja por poucos instantes, a oportunidade de encontrar minha força interior, é aí que devo senti-la VIVA dentro de mim, acolher este sentimento de força interior, que alimenta e fortalece a VIDA, e tentar conduzir eu mesma os acontecimentos na minha própria vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário